Voltar para todos os eventos

Eventos do dia 06/11

  • Horário reservado para esclarecimento dos crachás e kits antes do início do evento, além de ser um espaço disponível para retirada de dúvidas.

  • Com o avanço acelerado das mudanças climáticas, cresce a necessidade de sistemas que possam emitir alertas antecipados para fenômenos extremos, como as marés de tempestade (ressacas), que ameaçam as cidades litorâneas brasileiras. Prever esses eventos é um grande desafio, mas as técnicas de Aprendizado de Máquina Informado pela Física (PIML) oferecem uma solução promissora. O PIML integra o conhecimento da Física com dados coletados por sensores e satélites. Na palestra, será mostrado como redes neurais podem combinar dados numéricos e em tempo real, aprimorando a previsão desses eventos e ajudando na mitigação de riscos nas regiões costeiras.

    Essa palestra será dada por Michel Rodigres.

  • Reunimos alunos que decidiram explorar o universo da iniciação científica compartilham suas experiências e aprendizados ao transformar ideias em projetos de pesquisa. A conversa abordará como a curiosidade inicial se torna o ponto de partida para investigações que ampliam o conhecimento, promovem inovação e abrem portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais. Para quem está considerando esse caminho, é uma chance de entender melhor os desafios e recompensas da iniciação científica e descobrir como a pesquisa pode enriquecer a trajetória universitárias.

    Os participantes do evento serão Ada Maris, João Pirola, Felipe Pirola e Rafael Costa.

  • Nesta palestra, realizada por Tiago Marum, exploraremos o uso de Inteligência Artificial para prever alagamentos em São Paulo, abordando as principais variáveis que influenciam o problema, como dados meteorológicos, geográficos e de infraestrutura urbana.

    Os participantes naprenderão como são modeladas essas variáveis em redes neurais, aplicando técnicas de IA para antecipar áreas de risco. A palestra permite trazer aos alunos um entendimento prático de como a IA pode ser usada para solucionar desafios urbanos e ambientais.

  • Vamos explorar como modelos com variável resposta e soluções criativas ajudaram a Serasa a resolver desafios reais, abrindo novas possibilidades na área de dados.

    Os participantes do evento serão Elisa Ribeiro e Alessandro Alavarce.

  • Participantes com inscrições que têm acesso ao coffee break podem participar.

  • A visualização de dados se distingue da análise exploratória e pode ser definida como uma expressão contemporânea da Comunicação Visual e da Ciência de Dados e consiste na efetividade de fornecer ao observador o maior número de ideias, no menor tempo,  com o mínimo de tinta e no menor espaço. Neste minicurso, realizado por Anderson Ara, abordaremos elementos visuais, alguns tipos modernos de gráficos e suas construções (Diagrama de Cordas, Diagrama de Sankey, entre outros), bem como uma introdução às técnicas multivariadas de visualização de dados: MDS (multidimensional scaling) e t-SNE (t-stochastic neighbor embedding).  As aplicações serão realizadas através da Linguagem R.

Anterior
Anterior
5 de novembro

Eventos do Dia 05/11

Próximo
Próximo
7 de novembro

Eventos do dia 07/11